6 erros de marketing digital que devem ser evitados

A presença em rede está se tornando mais importante ano após ano, a sua empresa não pode estar de fora. Estar na internet faz com que seu negócio ganhe ainda mais visibilidade e facilita o relacionamento com os clientes, entre outros benefícios. Entretanto, simplesmente estar exposto em rede não é suficiente. Além de exibir-se, é necessário seguir algumas orientações para causar uma boa impressão entre os clientes. Por isso, nós selecionamos os 6 erros do marketing digital mais comuns que devem ser evitados para que a sua empresa se destaque.

Confira abaixo quais são esses erros do marketing digital e de que modo você pode escapar deles:


Erro de Marketing Digital 1 – Não ter planejamento

 

Toda ação de sucesso precisa de um bom plano que lhe dê sustentação. Ter uma estratégia facilita os processos e até a medição do êxito. Com o marketing obviamente não poderia ser de outro jeito. Antes de começar a produzir conteúdo, é necessário traçar um planejamento que estabeleça metas, indique qual é o público que deve ser atingido, e qual é o melhor jeito de fazer isso.

Ter um plano é fundamental para não atropelar etapas e mapear o que tem dado certo e o que pode ser alterado. Lembre-se também de que o marketing é um processo contínuo, portanto, envolve experimentação e mudança conforme as metas forem alcançadas. Se sua estratégia inicial não está dando os resultados esperados, conhecê-la passo a passo facilita na hora de modificá-la.

 

Erro de Marketing Digital 2 – Desconhecer suas personas

 

Determinar uma estratégia de marketing eficiente exige conhecimento de público. Se você sabe quem são os seus potenciais clientes, fica mais fácil trabalhar de acordo com as suas necessidades e se tornar exatamente o que eles procuram. A definição de persona é fundamental nesse quesito, pois é a partir dela que você obtém um perfil completo de cliente típico. Na persona estão as principais características dos seus compradores, como sexo, idade e região, mas principalmente os seus hábitos de consumo e as suas preferências pessoais. Assim, vocês conseguem ¨falar a mesma língua¨.

 

Erro de Marketing Digital 3 – Não produzir conteúdo relevante


Após conhecer e entender a sua persona, a melhor forma de atraí-la para o seu negócio é procurando ajudá-la no seu objetivo. De que forma você pode suprir suas necessidades? Um bom começo é dar conteúdo relevante a fim de colaborar para a resolução dos seus problemas. Dessa maneira, você cria um relacionamento de confiança com o cliente, mostrando-se presente quando ele precisava de uma solução. Assim, faz mais sentido que ele procure o seu negócio quando for efetuar a compra.

 

Erro de Marketing Digital 4 – Ignorar as palavras-chave

 

Para que seu conteúdo fique melhor ranqueado no Google e, portanto, mais fácil de ser encontrado pelas suas personas, é preciso investir em otimização. A produção de conteúdo relevante por si só já é uma das técnicas de SEO – otimização para mecanismos de busca. Outra tática de extrema importância é a utilização de palavras-chave. A partir do mapeamento de keywords, tem-se a noção de quais são os termos mais utilizados pelos usuários durante suas buscas. Utilizando essas expressões nos seus textos é mais fácil ser descoberto em rede. Mas SEO com palavras-chave é apenas a ponta do iceberg. Existe uma imenso checklist para fazer o dever de casa da “encontrabilidade” nos mecanismos de busca.

 

Erro de Marketing Digital 5 – Deixar de promover seu conteúdo

 

Além dos resultados orgânicos gerados pelas técnicas de otimização e adequação dos conteúdos às personas, também é válido investir na promoção desses. Esteja nas redes sociais, interaja com o seu público, utilize a linguagem adequada e trabalhe com conteúdos patrocinados. Patrocinar seu conteúdo faz com que ele atinja um público ainda maior. Mas, antes de começar, certifique-se que está fazendo da maneira certa. Primeiro a estratégia bem bolada e depois a execução. Botão “impulsionar publicação” não resolve o problema da marca, ok? 🙂

 

Erro de Marketing Digital 6 – Não mensurar ações e tráfego

 

Para ter certeza se a estratégia traçada está funcionando e alcançando as suas personas é fundamental medir seus resultados. Entretanto, ainda no planejamento, é importante determinar metas que sejam reais e alcançáveis.  Um dos grandes erros do marketing digital, e muito comum, é focar nas métricas de vaidade, como quantidade de pageviews ou seguidores. Esses números não indicam, de fato, como o seu plano tem gerado oportunidades para o seu negócio.

Metodologia SMART: garanta que suas metas cumprem os requisitos

 

Sendo assim, devem ser mensuradas as ações e as fontes de tráfego que são convertidas em vendas. A melhor forma de medir os resultados é respondendo a pergunta: ¨o que está atraindo os visitantes para realizarem uma compra efetiva?¨. As respostas podem ser variadas: links, e-mails marketing, palavras-chave, entre outros. São as suas aquisições. Ter essas medições é importante para renovar a sua estratégia e focar no que tem dado verdadeiros resultados.

Atentar-se a esses erros do marketing digital já é o primeiro grande passo para conquistar um espaço de respeito na internet. Essas dicas com certeza lhe darão mais visibilidade em rede e ajudarão a conquistar a confiança dos seus clientes.

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