Alcance orgânico é uma métrica que você deveria estar atento

O sonho de qualquer marca que esteja na internet é chegar ao máximo de pessoas com o menor custo possível. Entretanto, este parece ser um desejo cada vez mais distante de realizar. Aumentar o alcance orgânico do conteúdo tem se tornado ainda mais difícil com o passar dos anos. Atualizações nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, bem como nos algoritmos do Google, tem mudado frequentemente a lógica de engajamento dos posts.

As mudanças no alcance orgânico que em um primeiro momento podem parecer inimigas da sua estratégia, visam, contudo, melhorar a experiência do usuário. E, afinal, também não é isso o que queremos? Por isso, as constantes atualizações devem ser vistas como potenciais aliadas da sua marca. Para isso, porém, é preciso estar atento e sempre alinhando as estratégias.

O alcance de uma publicação é referente à quantidade de pessoas que viram aquele determinado conteúdo pelo menos uma vez. Essa métrica pode ser paga para aumentar ou gerada organicamente por meio de uma série de ações.

Neste post, você vai entender o que é o alcance orgânico, porque ele é tão importante para a sua marca e quais são os segredos para se beneficiar dele.

O que é o alcance orgânico?

O alcance orgânico é relativo ao número de pessoas que recebeu sua publicação na timeline ou nos resultados do Google sem que fosse preciso pagar por isso. Ele ainda pode ser viral ou não. No primeiro caso, sua publicação aparece para o usuário porque os amigos dele curtiram, seguiram, ou se envolveram de alguma forma com a sua página. Uma boa forma de gerar esse alcance orgânico viral é fazendo marketing de oportunidade. Já o não viral acontece quando a pessoa visualiza sua publicação, mas sem que os amigos dela tenham se envolvido com a sua página.

Mas porque essa métrica é tão útil (e talvez a mais importante) para a sua estratégia de marketing digital?

Além de não gerar custos, o alcance orgânico traz outros benefícios para a sua marca, como mais credibilidade e ainda mais engajamento do público. Isso porque, aparecendo de forma orgânica, o usuário entende que o conteúdo foi sugerido pelo Google ou pelas redes sociais como o melhor para resolver seu problema. Sendo, de fato, a solução para a dor do cliente, é esperado que ele se envolva curtindo, compartilhando e indicando o serviço.

Apesar disso, conseguir alcance orgânico relevante é uma verdadeira tarefa de paciência. Os resultados não são gerados de um dia para o outro. Eles podem levar semanas e até meses para aparecer! Por isso, a melhor forma de investir nessa estratégia é ter uma equipe especializada se atualizando e trabalhando em função disso.

Dicas para melhorar o alcance orgânico do seu conteúdo

Uma vez que o alcance orgânico tem o objetivo de oferecer a melhor solução para o usuário, a melhor forma de conseguí-lo é produzir conteúdo de qualidade. Todas as atualizações são em prol de melhorar essa experiência, a fim de que o usuário receba exatamente aquilo que é de seu interesse. Por isso, também é essencial conhecer a fundo sua persona e planejar bem a sua estratégia. Além disso, uma boa ideia é incentivar os usuários a interagirem com o seu conteúdo, seja curtindo, compartilhando ou comentando.

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