Brand Persona: entenda o que é e veja como criar a sua
Não é segredo nem novidade para ninguém que a comunicação é fundamental para a sobrevivência dos negócios. É preciso mostrar a cara e se colocar à disposição do cliente quando nem ele sabe que precisa dos seus serviços. Mas nem toda comunicação é eficaz. Só falar já não basta mais.
Os consumidores procuram por marcas que os entendam e compartilhem das suas questões. Para isso, é preciso não só conhecer os clientes como também estruturar a sua marca. Criar uma Brand Persona é indispensável para uma comunicação efetiva e que gera resultados.
Neste artigo, vamos explicar o que é Brand Persona, como criar uma e ainda mostrar alguns exemplos.
O que é Brand Persona?
“Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?”. Essa é a pergunta que a Brand Persona responde.
A Brand Persona nada mais é do que a personificação da sua marca. Esse “personagem” criado terá sua própria linguagem, tom de voz, jeito de se expressar, hobbies e até preocupações. Toda a personalidade dele será baseada na história, nos valores e na missão da sua empresa.
Por que criar uma Brand Persona para a sua marca?
O principal objetivo da Brand Persona é humanizar as marcas. Assim como nossa personalidade determina como nos relacionamos com as pessoas, também acontece com as empresas. Ter um perfil definido melhora muito a comunicação com o público.
Traçar um modo de falar, levantar debates sobre assuntos pertinentes para o seu público e usar memes que fazem sentido para ele, gera aproximação e empatia.
Cada vez mais, os consumidores buscam identificação com as marcas. Eles esperam que seus ideais e posicionamentos sejam defendidos por elas. É por isso, inclusive, que a Brand Persona precisa estar ligada na Buyer Persona.
Brand Persona e Buyer Persona: Qual é a diferença?
Assim como a Brand Persona, a Buyer Persona também é a criação de um personagem. Entretanto, diferente da primeira, a Buyer Persona representa o perfil do cliente ideal da sua marca.
Definir uma Buyer Persona é muito importante para entender o seu público-alvo. Durante o processo de criação, é possível identificar comportamentos, necessidades, dores e outras características do cliente. Dessa forma, a sua empresa poderá pensar em soluções focadas nele.
Mesmo não sendo a mesma coisa, a Buyer Persona e a Brand Persona não são tão diferentes assim. Afinal, as duas precisam conversar e se relacionar bem. Portanto, devem ter diversas coisas em comum.
A seguir, veja alguns passos importantes na hora de montar a sua Brand Persona.
Como criar uma Brand Persona: 06 pontos fundamentais
Pilares
São palavras-chaves que descrevem a sua empresa. Os pilares devem definir, em poucas palavras, o que sua marca é. Elas vão ser o pontapé inicial para criar a Brand Persona.
Essência
Quando as pessoas pensam na sua marca, elas lembram de que? A essência do seu negócio é aquilo que os clientes sempre associam a você logo de primeira. Um restaurante pode ser definido como romântico. Um parque, como lugar para a família. Uma marca de roupa, como diversão e despojo. Tudo depende de como seu cliente te enxerga.
Promessa
A promessa de marca se refere ao valor agregado ao produto ou serviço oferecido. Esse tópico se trata do que os clientes esperam com a compra. A promessa pode ser uma experiência, um bom atendimento ou simplesmente a ideia de um dia a dia mais fácil. Tente pensar nos motivos que fazem alguém escolher a sua marca e não a do concorrente. O que te torna especial?
Missão
Por que a sua marca existe? A razão de ser do seu negócio deve ser a motivação da sua Brand Persona. Pense em qual é o objetivo da sua empresa e onde você quer chegar.
Análise interna
Tudo na sua marca deve ser coerente com o seu posicionamento e com a expectativa da sua Buyer Persona. Portanto, é importante fazer autoavaliações frequentemente para mapear se as ações da marca estão de acordo.
Escutar o cliente
Como já vimos, a grande função da Brand Persona é estreitar laços com a Buyer Persona. Portanto, é impossível ignorar o público no processo de criação da Brand Persona. É necessário levar em consideração que os seus clientes têm um modo de falar e de se comunicar. Para conectar com eles, a sua marca precisa usar a mesma linguagem.
Regras
Por fim, estabeleça algumas regras de relacionamento com o público. Essa parte deve ser feita somente depois de criar a Brand Persona, mas é tão importante quanto as outras para a estratégia funcionar. Essas determinações vão servir como um guia e ajudarão a manter uma comunicação coesa. É importante traçar:
- Grupo de palavras que a sua Brand Persona pode e não pode usar;
- Gírias e expressões de região;
- Formas de argumentação;
- Referências que ela usa, desde memes a autores.
Algumas marcas são referências em Brand Persona. Além de uma ótima construção, a estratégia é bem executada na prática, durante a interação com o público. Veja alguns exemplos de Brand Persona a seguir.
Exemplos de Brand Persona
Magazine Luiza
Hoje, é impossível falar de Brand Persona e não citar a Magalu. A personagem criada para a Magazine Luiza é um dos maiores cases brasileiros no que se refere a estratégias de marketing com a Brand Persona.
Toda a comunicação da marca com o público é intermediada pela Magalu. Ela tem seu próprio jeito de falar, gostos, preferências e assuntos favoritos. As ações de marketing da empresa são todas pautadas nessa personalidade.
Um exemplo foi uma ação contra a violência doméstica. O aplicativo da Magazine Luiza ganhou um botão permanente para fazer denúncias. Esse forte posicionamento com atitudes reais fez com que a Magazine Luiza se tornasse uma das marcas mais relevantes no isolamento.
Natura
A Natura seguiu a moda da Magalu e também criou uma personagem para a marca, a Nat.
A Brand Persona gera muita empatia no público quando se coloca em situações semelhantes as que eles vivem. A Nat, por exemplo, sempre fala sobre ter passado pela transição capilar. Isso é importante porque diversos produtos da Natura são voltados para pessoas que estão passando por este processo.
Obrigada, transição capilar! 🙌🏾
— Nat Natura (@naturabroficial) December 16, 2019
Netflix
Diferente das marcas anteriores, a Netflix não tem um personagem. Apesar disso, a Brand Persona é muito bem construída. É possível perceber a personalidade da marca na interação com o público e nas ações que realiza independente da sua personificação.
A Netflix tem um jeito de falar muito característico, usa memes que fazem parte do contexto do público e defende causas sociais que os afetam.
Num dia você é jovem, no outro você tá dando play em série achando que é filme. 👵
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) November 29, 2020
🧠: estou preocupado, precisamos estudar
❤️: então taca play em mais uma série pra desestressar
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) November 26, 2020
Eu tinha preparado uma lista com indicações de produções grandiosas feitas por artistas negros pra compartilhar com vocês hoje. Mas em um país que assassina pessoas negras sistematicamente, é preciso compartilhar outras coisas, como a raiva, a indignação e a tristeza.
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) November 20, 2020
Estruturar a personalidade da marca não só facilita todos os processos de comunicação, como também conquista o público ainda mais. As pessoas gostam de interagir e de se sentir parte do assunto, do meme ou seja lá o que for. Uma Brand Persona bem construída pode ser responsável por melhorar – e muito! – a experiência do usuário.
Aproveite e veja o nosso guia prático de como melhorar a experiência do usuário.