4 campanhas surpreendentes de Dia dos Namorados

No momento em que o maior ato de amor é manter distância, comemorar o Dia dos Namorados exigiu bastante criatividade. Beijos, abraços e passeios precisaram ser adiados. E, mesmo que insubstituível, este ano, o olho no olho precisou ser trocado pela tela de celular ou pelas trocas de presentes por entrega. Às pessoas precisaram adaptar até o modo de demonstrar carinho, e óbvio, as marcas não podiam ignorar essas mudanças na hora de falar do Dia dos Namorados.

A agência Mutato fez um levantamento sobre os impactos do isolamento nas relações afetivas. O nome da pesquisa é “O Amor em Tempos de Pandemia” e traz dados importantes sobre as mudanças que aconteceram.  A fim de acompanhar o momento e ajudar os pombinhos nessa situação inusitada, algumas marcas desenvolveram ações bem criativas para o Dia dos Namorados. Veja algumas:

 

Stella Artois 

Ir ao cinema e jantar fora são duas fortes tradições de Dia dos Namorados. Este ano, porém, a pandemia de coronavírus mudou os planos convencionais. A ideia de reunir várias pessoas numa sala de cinema ou em um restaurante parece bem distante neste momento. Contudo, a fim de manter o romantismo da data, a Stella Artois decidiu adaptar esses programinhas de casal para a nossa nova realidade. 

Em parceria com o chef Felipe Bronze, a marca de cerveja entregou refeições para casais que estejam passando o período de distanciamento juntos ou separados. A ideia era produzir uma experiência semelhante a ida a um restaurante, mas, claro, sem precisar sair de casa. 

Além dessa ação, a cervejaria também promoveu um cine drive-in em São Paulo capital, o Cine Stella. A sessão exibiu o filme “La La Land: Cantando estações” e manteve não só o romantismo, como deu um toque de nostalgia à data. Também rolou venda de alimentos por aplicativo e parte do dinheiro arrecadado foi destinado à instituição “Fome de Música”.

 

Submarino

Seguindo as recomendações de prevenção ao coronavírus, várias pessoas evitaram de ir as ruas para comprar os presentes dx amadx. Recorrer a internet, então, foi a única opção para os apaixonados (ainda que ela já seja a favorita há a algum tempo). Para reforçar sua presença online, a Submarino, uma das empresas brasileiras pioneiras em comércio eletrônico, lançou a campanha “Presentes Para Toda Forma de Amor”. A iniciativa celebra todas as formas de relações, principalmente neste momento que as afetou tão diretamente. E, assim, dá seu recado: está ali para atender todas elas, sem restrição.

 

Heinz

Respeitando o distanciamento, muitos casais tiveram que se virar para demonstrar o carinho sem ser cara a cara. A fim de dar um suporte para os apaixonados neste momento, a Heinz, em parceria com a hamburgueria Frank & Charles, de São Paulo, propôs uma ação bem criativa. No Dia dos Namorados, as marcas entregaram lanches com declarações de amor escritas no pão de hambúrguer. Para participar, bastava comentar um post no Instagram da marca de catchup. Algumas dessas mensagens foram selecionadas para estampar o “X-Declaração”.

 

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Natura 

A propaganda de Dia dos Namorados da Natura foi uma das que mais se destacou durante a data neste ano. A campanha foi toda produzida seguindo as recomendações da OMS para a prevenção do coronavírus, ou seja, sem sair de casa. Estrelada pelo casal do momento, Tatá Werneck e Rafa Vitti, a ação também contou com a participação de diversos casais que estão ou não passando a quarentena juntos. No vídeo da campanha, a diversidade chamou atenção. A marca entendeu a importância do posicionamento e apostou alto na representatividade.

 Além disso, ainda fazia parte da campanha um desafio de dança para casais no TikTok, rede social com crescimento assombroso nos últimos meses. A marca também lançou um spin off do Lady Night, programa humorístico de Tatá Werneck, em parceria com a Multishow, o Lady and Bofe. Nele, Tata e Rafa entrevistaram juntos alguns casais e conversam sobre como a quarentena está afetando a relação. 

As ações dessas marcas são bons exemplos de reinvenção em tempos difíceis. Elas foram capazes de ressignificar as tradições da data, e também a forma como se fazem presentes na vida dos consumidores. Neste outro artigo, você pode ver mais algumas ações de marketing muito inteligentes durante a pandemia. Porém, adaptar-se à nova realidade do seu público exige não só criatividade, mas muito estudo e pesquisa de tendência. É preciso estar atento as mudanças de comportamento do seu público e como as coisas que acontecem os afetam. Fazer esse mapeamento pode dar ótimos insights para campanhas de marketing de oportunidade.

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