como usar whatsapp business

Como usar Whatsapp Business para melhorar a comunicação com os clientes

No ano passado, segundo o relatório da empresa de análise App Annie, o Whatsapp se tornou o aplicativo mais utilizado no mundo.

Se em 2018 ele ultrapassou o Facebook, em 2015 o Whatsapp já era usado por 93% dos brasileiros, de acordo com o levantamento da Conecta, do IBOPE Inteligência.

Devido à enorme popularização do aplicativo, o Whatsapp se mostrou um eficaz canal de comunicação também entre empresas e clientes.

Por isso, no ano passado, o aplicativo lançou a versão Business – ele é bem semelhante ao convencional e gratuito, mas com algumas facilidades para o mundo empresarial.

Saiba como usar o Whatsapp Business para estreitar os laços com os clientes:

Perfil mais profissional para a empresa

A versão Business do aplicativo permite criar um perfil para a empresa com informações completas.

É possível acrescentar na descrição dados como nome, endereço físico, horário de atendimento, e-mail, site e telefone para contato.

Essa função ajuda a transmitir mais credibilidade e profissionalismo para o seu negócio. Além disso, essas informações atualizadas também colaboram para a melhor identificação da empresa.

Catálogo de produtos disponível

Em sua atualização mais recente, o aplicativo passou a permitir a criação de um catálogo para expor produtos e serviços de forma mais detalhada.

Essa função dinamiza ainda mais a conversa com o cliente. Agora não será mais necessário compartilhar informações individuais sobre cada produto ou serviço.

A novidade ainda colabora para manter os usuários mais engajados na conversa, uma vez que eles não precisam abandonar o aplicativo para consultar um site, por exemplo.

Etiquetas para organizar conversas

Outra função muito útil do aplicativo é a criação de etiquetas para categorizar as conversas. Dessa forma, fica mais fácil para a empresa identificar os seus clientes e serviços.

Sendo assim, o Whatsapp Business possibilita distinguir clientes novos e antigos, sinalizar pedidos em aberto, atendimentos urgentes, entre outras funções.

Isso facilita a organização das mensagens e, consequentemente, um atendimento mais eficaz e personalizado.

Respostas rápidas

Um dos principais pilares para um bom atendimento é a velocidade em dar respostas eficientes. Ninguém gosta de esperar muito para ter uma dúvida simples solucionada.

Por isso, comunicação rápida é uma necessidade das empresas, principalmente no mundo digital.

Para ajudar neste desafio, o Whatsapp Business tem a opção de criar respostas prontas que podem ser ativadas dentro da conversa.

Sendo assim, você não perde tempo digitando mensagens muito longas e ainda dá respostas mais assertivas.

Veja outras dicas de como fazer um bom atendimento ao consumidor.

Mensagens automáticas

Além de permitir o envio de resposta rápidas, o aplicativo também possibilita a criação de mensagens automáticas.

Elas têm o mesmo objetivo de proporcionar um atendimento ágil e evitar longos períodos de espera. As mensagens automáticas, entretanto, servem mais para fazer um pré-atendimento.

Sendo assim, é possível programar uma mensagem de saudação, avisando quando o cliente será atendido, ou atendê-lo fora do horário do expediente, indicando quando o serviço será retomado, por exemplo.

Estatísticas para avaliar o desempenho

Com todas essas funções, o Whatsapp Business é um ótimo canal para uma campanha de marketing conversacional.

Como o sucesso de toda estratégia depende dos seus resultados, a ferramenta disponibiliza uma série de dados e indicadores para essa mensuração.

Dessa forma, são gerados automaticamente relatórios que permitem acompanhar o alcance das mensagens.

Informações como o número de mensagens enviadas, recebidas, entregues e lidas compõem os relatórios.

Marketing Conversacional: como usar Whatsapp Business para montar sua estratégia?

O Marketing Conversacional é uma das várias dimensões do Marketing Digital.

O seu foco está em criar um relacionamento pessoal com cada um dos clientes potenciais ou existentes da empresa. Sendo assim, o princípio fundamental do Marketing Conversacional é a personalização do serviço.

Dessa forma, é possível proporcionar uma melhor experiência ao consumidor, mais humanizada.

São benefícios do Marketing Conversacional:

1 – a interação com os clientes em tempo real

2 – a empresa pode manter conversas individuais com diferentes clientes simultaneamente

3 – permite coletar dados que ajudam a oferecer experiências únicas para cada consumidor

4 – o ciclo de vendas fica mais curto

5 – cada conversa dá contribuições importantes para a empresa melhorar seus processos

Neste sentido, o Whatsapp Business pode ser uma peça muito relevante para construir uma forte estratégia de Marketing Conversacional.

Veja 3 dicas de como usar Whatsapp Business para aprimorar seu Marketing Conversacional:

Divulgar ofertas e promoções

O Whatsapp Business é uma forma simples e gratuita de comunicar uma ação da sua empresa.

Além disso, o aplicativo também facilita o compartilhamento de informações.

Para ser eficaz, entretanto, não vale ser chato e abusar na quantidade de mensagens.

Receber feedbacks

A versão Business também é um excelente canal para receber feedbacks dos clientes.

Com a função de marcação, é possível listar os clientes que usaram os serviços da empresa recentemente e perguntar sobre as suas experiências.

Isso torna o processo de feedback mais rápido e ainda preserva a imagem do negócio, uma vez que os comentários não serão públicos.

Realizar vendas diretas pelo aplicativo

Atender o cliente por completo via Whatsapp é uma forma de poupar ainda mais o seu tempo.

Ele não precisará se deslocar até o espaço físico ou até mesmo para um endereço virtual. Isso melhora a experiência do usuário.

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