O sistema de engajamento de posts orgânicos no Instagram mudou?

Durante essa semana (final de janeiro de 2019), o rumor de que mais uma vez o Instagram havia mudado seus algoritmos ganhou forças. O boato de que o engajamento de posts orgânicos no Instagram – aquelas publicações não pagas – seria reduzido para somente 7% dos seguidores assustou usuários e produtores de conteúdo pelo mundo todo.

A última atualização nos algoritmos do Instagram ocorreu em 2016, quando a rede adotou o sistema de operação do Facebook. Dessa forma, o feed, que mostrava as postagens por ordem cronológica, passou a mostrá-las por ordem de interação dos usuários com as páginas que seguem.

Através do Twitter, a rede postou uma thread desmentindo o rumor e explicando como, na verdade, funciona o engajamento de posts orgânicos no Instagram. Veja a seguir:

We’ve noticed an uptick in posts about Instagram limiting the reach of your photos to 7% of your followers, and would love to clear this up.

— Instagram (@instagram) January 22, 2019

Nós tivemos notícia de um boato sobre o Instagram limitar o alcance das suas fotos para 7% dos seus seguidores e nós adoraríamos esclarecer isso.

What shows up first in your feed is determined by what posts and accounts you engage with the most, as well as other contributing factors such as the timeliness of posts, how often you use Instagram, how many people you follow, etc.

— Instagram (@instagram) January 22, 2019

O que aparece primeiro no seu feed é determinado pelos posts e contas que você engaja mais, bem como outros fatores como pontualidade dos posts, frequência de uso do Instagram, quantas pessoas você segue, entre outros.

We have not made any recent changes to feed ranking, and we never hide posts from people you’re following – if you keep scrolling, you will see them all. Again, your feed is personalized to you and evolves over time based on how you use Instagram.✌️

— Instagram (@instagram) January 22, 2019

Nós não fizemos nenhuma mudança recente no ranqueamento do feed, e nunca esconderíamos posts das pessoas que vocês está seguindo – se você continuar rolando, vai ver todos. De novo, seu feed é personalizado para você e baseado em como você usa o Instagram.

Contudo, apesar de desmentido o boato, a ansiedade diante de uma possível mudança nos algoritmos do Instagram é compreensível. No último ano, o Facebook, empresa dona do Instagram desde 2012, realizou alterações no seu sistema e diminuiu drasticamente o alcance de posts orgânicos na plataforma.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou na época: ¨Estou mudando o objetivo que dou aos nossos produtos para focar em ajudar a achar conteúdos relevantes, a fim de que vocês tenham mais interações com real significado social.¨ Sendo assim, publicações orgânicas de empresas e companhias perderam espaço. Como consequência, houve uma migração dos produtores de conteúdo para o Instagram.

Aproveitando que o algoritmo não sofreu alterações, vale relembrar aproveitar o sistema da rede para aumentar o engajamento de posts orgânicos no Instagram. Veja algumas dicas a seguir:

Como aumentar o engajamento de posts orgânicos no Instagram?

Use hashtags

Às hashtags são ótimas aliadas na melhoria de engajamento. Elas são termos de busca associativas que colaboram para segmentar seu conteúdo. Dessa forma, fica mais fácil da sua empresa ser encontrada por quem tem real interesse no assunto que você levantar. Por isso, a escolha das hashtags deve estar de acordo com o que a marca vende e com as tendências do momento.

Publique com frequência

A periodicidade com a qual você dá novas informações aos seus seguidores colabora muito com o engajamento. Se a sua empresa posta com frequência, significa que ela está em busca de um relacionamento com os usuários. Além disso, a regularidade nas postagens faz sua marca ficar na mente dos consumidores, marcando presença com conteúdos úteis. Desse modo, fique atento aos horários em que há maior interação dos usuários e seja criativo. Mas atenção. Quantidade não é qualidade!

Interaja com os seguidores

Quanto mais interações na sua página, mais o algoritmo vai entender que o seu conteúdo é relevante para os usuários. Lembre-se de que contato gera mais contato e intimidade. Criando uma relação com os seguidores, sua página se torna-se mais importante para ele e você passa a entendê-lo melhor. Por esse motivo, dedique um tempo para responder e curtir comentários. Eles ajudam a estender a conversa.

Faça postagens nos stories

O recurso dos stories no Instagram é uma outra maneira, mais leve e descontraída, de criar relacionamento com os usuários. As publicações que, duram apenas 24h, também colaboram para a construção de relevância da página. Por meio deles, é possível interagir de outras formas. No entanto, é fundamental ter história para contar. Nada de usar o espaço para publicar folder, hein?

Ofereça conteúdo qualificado

Um conteúdo útil e de qualidade sempre será relevante para o público do seu segmento. Se o conteúdo é relevante, é mais provável, portanto, que o usuário continue a navegar na paǵina e ainda interaja com o post.  

Seguindo essas dicas, baseado no atual algoritmo do Instagram, sua empresa vai conseguir manter um bom engajamento de posts orgânicos no Instagram. Mas fique atento: publicações orgânicas não serão mais suficientes com o tempo. O investimento se fará necessário para maior alcance do seu IG.

Gostou? Compartilhe: