Engajamento orgânico no Instagram: 12 passos para aumentar seu alcance na rede

O Instagram está entre as redes sociais mais utilizadas mundialmente. No ranking global de mídias digitais com mais usuários, a plataforma ocupa a 6º posição. No Brasil, a rede tem um espaço ainda mais especial. Ela perde somente para o Facebook, o Youtube e o Whatsapp.

Entretanto, este cenário está prestes a mudar. Com o passar dos anos, o Instagram tem ganhado cada vez relevância. A rede social já foi apontada como a favorita dos brasileiros. Além disso, seguindo os passos  do TikTok e dos podcasts, o uso do Instagram cresceu durante a pandemia

Com tantos adeptos da rede, estar fora do Instagram é perder uma grande oportunidade de mostrar seu trabalho, conteúdo ou marca. Contudo, não basta estar presente para ser visto. Encontrar seu público ideal exige muito trabalho para aumentar sua entrega e o alcance orgânico do Instagram .

Entenda o que é alcance orgânico

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o algoritmo do Instagram e te ensinar alguns passos para aumentar seu engajamento orgânico. 

Como funciona o algoritmo do Instagram?

A última atualização nos algoritmos do Instagram ocorreu em 2016, quando a rede adotou o sistema de operação do Facebook. Dessa forma, o feed, que mostrava as postagens por ordem cronológica, passou a mostrá-las por ordem de interação dos usuários com as páginas que seguem.

O que isso significa na prática? Significa que conteúdo relevante é mais valioso do que conteúdo recente. Se os usuários estão interagindo com os seus posts, o Instagram entende que eles estão interessados no seu conteúdo e aumenta o alcance orgânico do seu perfil.

Esse trabalho é feito por AIs com machine learning, que aprendem sobre as preferências dos usuários e criam um feed exclusivo para cada um deles. Isso também é válido para o tipo de conteúdo (foto ou vídeo). Se os seus seguidores, interagem mais com vídeos, o Instagram vai entregar mais vídeos para eles.

Apesar disso tudo, porém, o Instagram não desconsidera completamente a ordem cronológica. A intenção da rede é mostrar o conteúdo relevante mais recente. Logo, três fatores são fundamentais para o bom engajamento orgânico do Instagram: interesse, relacionamento e atualidade.

O que diz o Instagram?

No início de 2019, ganhou forças o rumor de que mais uma vez o Instagram havia mudado seus algoritmos . O boato de que o engajamento de posts orgânicos no Instagram – aquelas publicações não pagas – seria reduzido para somente 7% dos seguidores assustou usuários e produtores de conteúdo pelo mundo todo.

Na época, através do Twitter, a rede postou uma thread desmentindo o rumor e explicando como, na verdade, funciona o engajamento de posts orgânicos no Instagram. Veja a seguir:

Nós tivemos notícia de um boato sobre o Instagram limitar o alcance das suas fotos para 7% dos seus seguidores e nós adoraríamos esclarecer isso.

O que aparece primeiro no seu feed é determinado pelos posts e contas que você engaja mais, bem como outros fatores como pontualidade dos posts, frequência de uso do Instagram, quantas pessoas você segue, entre outros.

Nós não fizemos nenhuma mudança recente no ranqueamento do feed, e nunca esconderíamos posts das pessoas que vocês está seguindo – se você continuar rolando, vai ver todos. De novo, seu feed é personalizado para você e baseado em como você usa o Instagram.

Basicamente tudo que já te explicamos, né?

 Agora que você já sabe como funcionam os algoritmos do Instagram, veja algumas dicas essenciais para aumentar o engajamento orgânico na rede

12 passos para aumentar o engajamento orgânico no Instagram:

Conheça seu público

Para ter um bom engajamento orgânico no Instagram, antes de mais nada, é preciso conhecer bem o seu público. De nada adianta produzir muito conteúdo e seguir todas as próximas dicas sem saber com quem está falando. Todos os esforços serão em vão se não gerarem interesse nos seus potenciais seguidores

O primeiro passo para chamar a atenção do público é entender suas necessidades, desejos, problemas e gostos. Dessa forma, você consegue apresentar soluções e falar a mesma língua que ele

Este primeiro passo é muito importante principalmente porque a competição nos ambientes digitais ficou mais acirrada nos últimos anos. São muitos canais querendo a atenção dos usuários. Entender suas necessidades é fundamental para atraí-los

Ofereça conteúdo qualificado

Após compreender o comportamento dos seus seguidores, comece a produzir conteúdos úteis às suas questões. Pense em como pode ajudá-lo naquele momento com o seu produto ou material. Desperte interesse mostrando que você entende as necessidades deles.

Se o conteúdo for relevante, é mais provável, portanto, que o usuário continue a navegar na paǵina e ainda interaja com o post.  

Faça um perfil atraente

O Instagram é uma rede social essencialmente visual. Portanto, a aparência e a primeira impressão importam – e muito! – na conquista de mais engajamento orgânico. Sendo assim, o conteúdo útil precisa estar acompanhado de imagens interessantes e atraentes. 

A fim de deixar seu perfil mais chamativo, padronize o design. Busque utilizar as mesmas cores, filtros e enquadramento de fotos. 

Publique com frequência

A periodicidade com a qual você dá novas informações aos seus seguidores colabora muito com o seu engajamento orgânico. Se a sua empresa posta com frequência, significa que ela está em busca de um relacionamento com os usuários

Além disso, a regularidade nas postagens faz sua marca ficar na mente dos consumidores, mostrando-se útil com conteúdos relevantes. Desse modo, fique atento também aos horários em que há maior interação dos usuários e seja criativo. 

Interaja com os seguidores

A interação dos usuários é outro fator importantíssimo para aumentar o alcance orgânico do Instagram. Quanto mais interações na sua página, mais o algoritmo vai entender que o seu conteúdo é relevante para os usuários

Lembre-se ainda de que o contato gera intimidade. Criando uma relação com os seguidores, você passa a entendê-lo melhor. Dessa forma, é possível segmentar ainda mais seus conteúdos.

Por esse motivo, dedique um tempo para responder o direct e os comentários. Também encoraje os usuários a comentarem e compartilharem seus posts. 

Reposte conteúdo dos seguidores

Além de encorajar comentários, curtidas e compartilhamentos, você também pode incentivar os seguidores a produziram conteúdos. Proponha que eles repliquem vídeos ou postem fotos e compartilhe as postagens deles. 

Sem dúvidas seus seguidores vão gostar de aparecer no seu perfil. Isso vai gerar ainda mais engajamento orgânico. 

Use hashtags

As hashtags são ótimas aliadas na melhoria de engajamento orgânico. Elas são termos de busca associativas que colaboram para segmentar seu conteúdo. Dessa forma, fica mais fácil da sua empresa ser encontrada por quem tem real interesse no assunto que você levantar. Por isso, a escolha das hashtags deve estar de acordo com o que a marca vende e com as tendências do momento.

Entenda melhor como funcionam as hashtags

Faça postagens nos stories

O recurso dos stories no Instagram é uma outra maneira, mais leve e descontraída, de criar relacionamento com os usuários. Neles, os seus seguidores podem acompanhar de perto a sua rotina e o andamento dos seus projetos. 

As publicações que, duram apenas 24h, também colaboram para a construção de relevância da página. Como ficam no topo da tela inicial, os stories são as primeiras coisas que o usuário vê e acessa.  

Além disso, por meio deles, é possível interagir com os seguidores de outras formas, bem mais íntimas. Existem recursos como as caixas de perguntas e votação que podem ser muito úteis. 

Use o Reels

Outro recurso interessante do Instagram é o Reels. A ferramenta é ideal para gravar vídeos curtos e descontraídos. Dentro do Instagram, o Reels tem alto poder de viralização e, portanto, potencial para aumentar seu engajamento orgânico. 

Faça lives

Transmissões ao vivo tiveram um boom especialmente no início do período de isolamento social. Entretanto, mesmo no pós-pandemia, o recurso deve continuar sendo bastante utilizado. As lives colaboram bastante para o aumento de engajamento orgânico no Instagram

As transmissões ao vivo indicam que você está ativo e em contato com o seu público. Além disso, elas realmente aproximam a relação com o seguidores

Ative as notificações

Os seguidores com as notificações ativadas são avisados sempre que você posta conteúdo novo. A ativação das notificações é um ótimo sinal de que seu conteúdo está sendo relevante para o usuários. E o Instagram entende isso. 

Portanto, produza conteúdos interessantes que aguce seus seguidores a não perder nenhum. 

Integre seu perfil no Instagram com outras redes sociais

Aproveite seus outros canais ativos para atrair novos seguidores para o Instagram. Integre suas redes sociais e coloque botões de compartilhamento no Instagram em sites e blogs. Dessa forma, você consegue aproveitar o público que já tem nesses outros meios. 

Essas passos são essenciais para melhorar o engajamento orgânico no seu perfil do Instagram. Mas fique atento: com o tempo, só as publicações orgânicas não serão mais suficientes. Será necessário fazer  investimentos para maior alcance do seu IG. 

 

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