Sua a marca está preparada para fazer a diferença em 2019?

Com o próximo ano virando a esquina e mudanças cada vez mais constantes no modo de consumir, muitos profissionais do marketing se perguntam para onde o vento vai soprar para sua marca em 2019.

A capacidade de diferenciar sua marca diante das demais é colocado à prova a cada momento diante do cenário de incertezas em que vivemos. No artigo a seguir, apresentamos os principais desafios e tendências para 2019. Onde vai estar a atenção do consumidor e como ele quer ser impactado pela sua marca.

A confiança reforçada na indicação

Marketing de indicação tem sido uma tendência crescente desde o final de 2018. Cada vez mais empresas tem produzido programas de recompensas e vantagens aos clientes que indicam seu produto aos amigos.

Já sabemos há tempos que o tradicional meio de comunicar através de anúncios mudou. Diversas pesquisas, inclusive, mostram que desde 2015 as fontes mais confiáveis de informação eram (nesta ordem) pessoas conhecidas, sites das marcas, sites editoriais e avaliações de produtos. Os anúncios estavam bem atrás na lista e observa-se que o cenário não mudou muito.

É claro que existe espaço ainda para os anúncios tradicionais, mas eles precisam ser mais relevantes, agregando valor para o consumidor.

Fazer diferente será crucial para as campanhas

Você já deve ter ouvido falar sobre e-mail marketing, certo? Mas você já pensou em criar uma campanha para enviar por carta, como nos velhos tempos?

Pois é. Pode parecer antiquado, mas é uma forma de diminuir a concorrência pela atenção na era em que todos estão presentes no digital e a caixa de entrada do usuário geralmente fica abarrotada com e-mails publicitários.

Engajamento dentro da equipe

Tão importante quanto gerar engajamento com o público, o engajamento entre as equipes pode gerar resultados muito mais eficazes. Pense em um conteúdo que gere conhecimento da marca, mas também gere resultados à equipe de vendas e até à comunicação interna da empresa.

Locais que trabalham com barreiras internas entre setores estão fadadas a manter uma comunicação ineficaz. Criar um conteúdo ou anúncio envolvente não diz respeito apenas ao marketing, já que pode servir de combustível para outras partes da companhia.

Entenda o que seu consumidor fala

O público de hoje está acostumado a receber respostas. A tecnologia se desenvolveu ao ponto de um telefone, relógio ou até um automóvel responder a comandos de voz. Tenha em mente que já existem pessoas que nem sabe como é um mundo sem esse tipo de tecnologia. Por que com o marketing seria diferente?

Seu público espera que haja duas vias de comunicação com a marca e que seja da forma que ele gosta. Por isso é importantíssimo saber com quem você se comunica e quais são os anseios do seu público (muito além do que sua marca pode oferecer, mas também sobre seus gostos em geral).

É preciso construir boas histórias

Você já deve ter passado por isso: vai assistir a um clipe da sua banda favorita e surge um anúncio antes do vídeo que coloca a marca anunciada em um contexto musical. Mais tarde procura o trailer daquele filme que vai estrear e lá está a mesma marca em uma propaganda. Mas desta vez o anúncio é completamente diferente e se passa em um cinema.

A demanda do consumo exige a criação de anúncios em escala. Utilize os dados coletados de seu público para criar não uma peça relevante, mas sim toda uma campanha para abordar minunciosamente todos os nichos.

A ferramenta Director Mix, do You Tube, permite que o anunciante crie mensagens personalizadas de acordo com a categoria do vídeo assistido.

Confira o case da Uber (em inglês), onde os anúncios traziam mensagens totalmente assertivas para cada público, de acordo com dados de localização, horário e tipo de pesquisa.

Youtube mix

Um bom começo para criar suas próprias histórias é fazer três perguntas. O que o público pode influenciar na minha história? O que podemos usar para criá-la em larga escala? E como posso desenvolver uma continuidade?

Quando essas perguntas entrarem de vez no processo criativo, construir histórias vai se tornar o novo normal.

Continuidade no storytelling

As pessoas já possuem o hábito de acompanhar uma história há muito tempo em novelas, séries de TV e filmes. Que tal usar a mesma linguagem para construir um laço com o consumidor?

Hoje é possível customizar uma campanha inteira usando uma sequência de anúncios baseando-se em como foi a interação do público. Mas como atrair a atenção do público à sua história se ele pode pular sem nem dar uma chance a ela?

O segredo está no teaser. Criar a sequência de anúncios intercalando vídeos de 6 segundos (não puláveis) com vídeos mais longos aumenta significativamente o lift da marca.

Basicamente a tendência de 2019 é olhar atentamente para seu público e manter os ouvidos bem abertos ao feedback. Além disso, é importante não só vender sua imagem ou seus produtos, mas sim fazer com que eles sejam parte de uma experiência. Sua marca precisa primeiro ser lembrada antes de ser consumida.

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