google web stories

Google Web Stories: como funcionam os stories do Google?

Prender a atenção do público tem se tornado uma missão cada vez mais difícil. Com tantas informações para assimilar, as pessoas não querem perder nada, mas também não têm tempo para ver tudo. O resultado é uma concentração sem foco, sempre pensando na próxima novidade.

Buscando melhorar a experiência do usuário – e claro, manter a total atenção dele por pelo menos alguns segundos -, novos modelos de conteúdo sempre são testados. Desta vez, o Google embarcou na onda dos stories

O formato começou a fazer sucesso no Snapchat e, posteriormente, foi adotado pelo Instagram. Hoje, o Facebook e o Twitter também utilizam o recurso. O Google Web Stories mantém a proposta da ferramenta original: possibilitar o consumo de conteúdo de forma rápida e visual.

Google Web Stories. Google/Reprodução.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o Google Web Stories, como fazer stories para o Google e ainda te mostrar alguns exemplos. 

Google Web Stories: como funciona o formato de stories no Google?

O Google Web Stories funciona exatamente como os stories do Instagram ou de outras redes sociais. Os comandos para passar a tela, pausar o conteúdo, entre outros, são os mesmos. Entretanto, diferente dessas plataformas, no Google, o intuito não é que os usuários comuns mostrem o dia a dia

O objetivo do Google Web Stories é apresentar os conteúdos de maneira mais atrativa e prontos pra o consumo rápido. Inicialmente, o recurso está disponível somente para sites e portais de notícias.

As publicações em formato de stories no Google podem ser vistas no Google Discover, onde aparecem sugestões de conteúdos para os usuários. Em sistemas Android, basta rolar a tela inicial do smartphone para a direita. No sistema IOS, é só entrar no aplicativo do Google. 

Por que usar o Google Web Stories: vantagens de fazer stories para o Google

A principal vantagem de fazer stories para o Google é apresentar ao seu público mais uma opção para consumir o seu conteúdo. Mas, neste caso ainda, os stories não são qualquer formato. Eles oferecem uma experiência imersiva e visual, além de conteúdos rápidos, que podem ser consumidos em qualquer lugar.

Além disso, os stories no Google são mais uma forma de gerar tráfego para o seu site. Se o usuário visualiza seu conteúdo e se interessa, ele vai procurar saber mais. Vários links e conteúdos podem ser vinculados ao Google Web Stories.  

O Google ainda apresenta métricas de engajamento, possibilitando analisar todas essas ações dos usuários e os resultados da estratégia. Isso permite alinhar os planos para alcançar ainda mais gente. Por fim, fazer stories no Google é gratuito e muito fácil

Como fazer stories para o Google

Existem três formas de fazer stories para o Google: usando as ferramentas MakeStories ou NewsroomAI, ou ainda por um plugin do WordPress

O Google fala melhor dessas opções aqui. 

Todas as alternativas já apresentam layouts prontos, que podem ser só adaptados para cada marca. Os Web Stories podem ser vistos pelo computador, mas são essencialmente mobile first. Por isso, os modelos de design prontos são responsivos e focados nos smartphones. 

Ainda que existam layouts prontos, o ideal é soltar a criatividade na hora de fazer stories para o Google e abusar dos recursos. É possível utilizar gifs, imagens, vídeos, textos e fazer diversos links

O Google Web Stories é uma excelente oportunidade para apresentar conteúdos de maneira mais interessante para o usuário. Aproveite o recurso para chamar a atenção do público e conquistar novos leads. 

Veja também como otimizar seu site para os buscadores do Google.

Gostou? Compartilhe: