Marketing de oportunidade: como aproveitar o momento?

Em meio a grande oferta de conteúdo e com a percepção de que o tempo está mais corrido, prender a atenção do público é uma tarefa que exige cada vez mais inovação. Por isso, as ideias criativas são mais eficientes e ganham espaço de destaque. Engana-se, porém, quem acredita que a criatividade surge do nada, como mágica. Ela é, na verdade, fruto de diversas referências distintas, junções e recriações constantes. Portanto, é preciso estar sempre atento às novidades que surgem no mundo. Delas nascem ótimos insights para sua criações. A prática de tirar proveito dessas circunstâncias é conhecida como marketing de oportunidade.

Um novo meme, uma situação política, um assunto em alta, uma data comemorativa, entre outras ocasiões, são algumas das situações que podem ser verdadeiras alavancas para a produção de conteúdo. Elas são ótimos pontos de partida para estruturar sua criação.

Essa tática exige um baixo custo e proporciona uma grande alcance. Trabalhar com tendências sensibiliza e atrai o consumidor. Por esse motivo, o marketing de oportunidade é uma ótima maneira de engajar a marca e criar uma conexão com público .

Conheça alguns casos de marketing de oportunidade que deram muito certo:

 

Cases de sucesso

 

Oreo no Super Bowl 2013

 

O Super Bowl é um dos eventos mais esperados nos Estados Unidos. A final do campeonato de futebol americano é o espetáculo mais assistido no país. Devido à grande audiência, a propaganda durante o horário exige um alto investimento. No ano de 2013, entretanto, a publicidade que mais fez sucesso foi marketing de oportunidade. Gratuita, ela foi criada e executada em cerca de alguns minutos.

Durante a cerimônia daquele ano ocorreu um apagão que deixou o estádio apagado por cerca de 34 minutos. Enquanto isso, aproveitando o blecaute, a Oreo tuitou em tempo real uma imagem promovendo seus biscoitos. A foto levava a legenda “Falta de energia? Sem problemas”, indicando que ainda era possível consumir o produto mesmo no escuro.

 

 

Netflix e a série ¨House of Cards¨ em 2017

 

A série original Netflix conta a história de um ganancioso congressista americano que faz de tudo pelo poder. Construindo um hipotético cenário político cheio de corrupção, a plataforma lançou, no Brasil, a publicidade que dizia: ¨tá difícil competir com a realidade¨.

A publicidade, um simples tweet, aproveitou um dos momentos de maior escândalo na política brasileira naquele ano, quando o à época presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves foram denunciados por corrupção.

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Reserva

 

A famosa marca de roupa reverteu uma ocasião chata em oportunidade de divulgação do produto. Assim, o vídeo que registrava um assalto a uma das lojas virou propaganda de uma promoção da marca. Seria trágico se não fosse cômico.

 

 

McDonalds e a casquinha por R$3,00 em 2019

 

A multinacional de fast food McDonalds se aproveitou de uma situação engraçada que se tornou meme no Brasil para a sua própria publicidade no país. O vídeo, em que a apresentadora global Ana Furtado se surpreende com o baixo custo de produção de uma carteira, viralizou e virou oportunidade na mão da equipe de marketing.

 

 

Veja o vídeo do meme original:

 

Ovo em prol da saúde mental em 2019

 

Ainda na primeira semana do ano, a simples foto de um ovo bateu recorde de curtidas no Instagram. O post bateu o recorde da Kylie Jenner e, obviamente, deixou todo mundo muito intrigado. Ao longo das semanas seguintes, o perfil que viralizou já reunia mais alguns registros do ovo. A cada nova foto, o diferencial era uma nova rachadura na casca. O rompimento, que era maior de post em post, quebrou por completo durante o Super Bowl 2019.

Nesta última publicação, o ovo era mostrado quebrando e se recompondo. A ação era, na verdade, uma conscientização sobre saúde mental nas redes sociais e como é difícil lidar com a pressão nesse meio. Este é um tema que está gerando diversas discussões ultimamente. O texto do anúncio dizia “Se você estiver enfrentando isso, converse com alguém. Estamos juntos”.

 

 

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Gostou dos exemplos de marketing de oportunidade? Então fique atento às novidades e tendências para não perder nenhuma chance de criar uma publicidade genial.

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