3 pesquisas para entender as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros durante a pandemia

Estamos vivendo um momento realmente inesquecível. Situação inédita na história recente, a maior parte das pessoas nunca nem chegou perto de ver nada parecido com a pandemia de coronavírus. Isso mudou tudo: de relações humanas às relações de trabalho, de hábitos de higiene aos hábitos de consumo. Portanto, se posicionar agora como uma marca relevante requer entender essas mudanças. 

Mas como lidar com esse novo cenário se ele é tão pouco conhecido? 

Para entender melhor essas dinâmicas que estão se formando, algumas pesquisas estão explorando esse horizonte. Grandes marcas já tomaram importantes decisões baseadas nesses insights. Conheça aqui algumas dessas ações. 

Se você também pretende que a sua marca faça história neste momento, vale a pena ficar por dentro. Veja algumas pesquisas sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros para acompanhar:

 

Kantar

A Kantar é uma das maiores empresas globais de consultoria, dados e insights. Recentemente, ela disponibilizou uma pesquisa sobre as principais mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros ocasionadas pela pandemia de coronavírus.

Além de analisar o impacto da crise nos diferentes setores industriais, o estudo também aponta mudanças na forma de consumir conteúdo. A pesquisa apontou, por exemplo, um crescente protagonismo da TV neste momento. Cerca de 79% dos entrevistados considera a TV o meio mais confiável para se obter informações sobre o coronavírus. Por isso, o tempo na frente das telinhas também aumentou. 

Essa material da Kantar é excelente para identificar onde está seu público e como chegar até ele. 

 

Google Trends

O Trends é uma ferramenta do Google que revela os termos mais procurados no buscador, por região, durante determinado período de tempo. É óbvio que diante da pandemia de coronavírus, esse seria um dos assuntos mais procurados no mundo todo. Contudo, cada região procura de maneira diferente e, conforme o tempo passa e as informações são renovadas, os interesses também mudam. E é isso que a plataforma mostra. 

A ferramenta faz um levantamento semanal de termos mais procurados no Google em razão da pandemia. E se engana quem pensa que as pesquisas são referentes só à saúde. Buscas como “cortar cabelo em casa” e “fazer pão” alcançaram espaço de destaque. Por isso vale a pena analisar de perto os diferentes interesses e necessidades das pessoas a fim de posicionar a sua marca de maneira útil.


Opinion Box

A Opinion Box é uma startup brasileira de marketing que realiza pesquisas de mercado sob encomenda. Durante a pandemia,  contudo, a empresa começou a disponibilizar estudos referentes as mudanças causadas pelo Covid-19 em diversos setores. Nesses relatórios, disponibilizados semanalmente desde o final de março, são divulgados dados importantes sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros devido ao coronavírus.

Esses são alguns insights interessantes divulgados pela Opinion Box:

  • 45% estão direcionando mais esforços para limpar a casa;
  • 43% passaram a comer mais por causa da quarentena;
  • 43% estão cuidando mais da higiene;
  • 33% passaram a cozinhar mais;
  • 6 em cada 10 pessoas estão ficando mais na internet. 
  • Crescimento de 25% de usuários de supermercados online, 18% nas plataformas de EaD, 17% de aumento nas farmácias online

Vale a pena conferir essas pesquisas mais de perto na hora de planejar estratégias para o seu negócio.

Gostou de saber mais sobre essas mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros? Essas informações serão realmente úteis na hora de pensar estratégias para a sua marca e o seu negócio dentro deste novo cenário. Se você gostaria de receber informações atualizadas sobre isso semanalmente, inscreva-se na nossa newsletter. Deixe seu e-mail nos comentários.

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