o que é o tik tok?

O que é TikTok? Conheça o potencial (ainda) pouco explorado dessa rede social

Você sabe o que é TikTok? Se ainda não ouviu falar, é bem provável que escute esse nome em um futuro bem próximo.
Assim como o Facebook e o Instagram, a rede social já é sucesso entre os mais jovens , a geração de millennials.
No Brasil, ele chegou com força. A expectativa é que o TikTok trilhe o mesmo caminho que essas redes seguiram há alguns anos.

O que é o TikTok: como surgiu essa rede social?

A rede social chinesa de compartilhamento de vídeos curtos foi lançada em 2016 com o nome de Douyin, mas foi “exportada” como Musica.ly.
Em 2017, a plataforma foi comprada e passou a ser conhecida como TikTok.
Um ano depois, mais precisamente em outubro de 2018, o aplicativo chegou na lista dos apps mais baixados dos Estados Unidos.
Naquele mês, a plataforma chegava aos 130 milhões de usuários e ultrapassava o Facebook e o Instagram.

O fenômeno asiático que dominou os Estados Unidos chegou também no Brasil e já faz bastante sucesso.
Influenciadores famosos em outras redes sociais, como Whindersson Nunes, já alcançaram 200 mil fãs no TikTok.
A semelhança com os stories do Instagram, o uso de filtros como os do Snapchat e a adição de músicas “chiclete”, tornam essa rede social uma forte candidata a se tornar a favorita entre o público brasileiro em pouco tempo.

Reconhecendo o potencial do TikTok

Sabendo um pouco da origem do TokTok e conhecendo o cenário atual, chegou o momento de analisar o potencial comercial do aplicativo. O que é o TikTok para as marcas?

Mesmo sem a possibilidade de criar anúncios ou conteúdos patrocinados, é possível aproveitar o alcance orgânico dos criadores de conteúdo que estão por lá.
Como dito anteriormente, o TikTok tem uma interface que lembra muito os Stories. A diferença é que o TikTok foca totalmente na viralização de conteúdos.
Enquanto o Instagram permite apenas que a sua rede veja o que foi postado, no TikTok o conteúdo está aberto para qualquer um. Isso gera a possibilidade de “viralizar”.

Além disso, a plataforma permite o download dos vídeos públicos de maneira direta.
Comumente vemos vídeos feitos e editados no TikTok sendo postados nas outras redes sociais.

Crescimento rápido

Graças à aquisição do Musica.ly, em 2017, o TikTok é a rede social com o crescimento mais rápido até hoje.
Ele ultrapassou o Instagram no número total de downloads, excedendo a marca de um bilhão, de acordo com uma pesquisa do Sensor Tower.

Marketing no TikTok é a próxima tendência?

Já falamos por aqui da importância do marketing de influência e todo o potencial dos influenciadores como parceiros de negócio.
O formato ainda não está inserido no TikTok, mas isso não quer dizer que não existe ou não funciona.
Significa, sim, que a competição é menor, fazendo com que o investimento seja mais barato. Com a estratégia certa pode ser possível viralizar um conteúdo contendo sua marca.

Uso de hashtags

Quase que diariamente surgem desafios novos impulsionados por hashtags. Os usuários selecionam uma trilha sonora e gravam conteúdos semelhantes cumprindo uma tarefa proposta.
Imagine um desafio envolvendo seu produto ser visto e copiado por milhares de pessoas? É disso que estamos falando!

O mais importante a se pensar em um conteúdo para o TikTok é a possibilidade do usuário fazer parte.
Agora que você já sabe o que é o TikTok e como funciona a rede social, já é possível pensar e algumas ações.
Encoraje o consumidor a fazer vídeos interagindo com seu produto e garanta que eles façam menção à sua marca.

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