Redes sociais e SEO: saiba como melhorar essa relação

Se sua marca está nas redes sociais com um bom número de curtidas e seguidores, é provável que você julgue sua presença online um sucesso. Contudo, considere que, apesar, dessas métricas otimistas, o blog da sua empresa não tem muitas visualizações, nem gera conversões. Ao analisar esses números, você pode se surpreender, afinal, tudo está conectado no marketing digital. Por que também não as redes sociais e o SEO?

Os fatores de ranqueamento de um site no Google não são completamente claros e estão em constante atualização. Apesar disso, a empresa já se posicionou sobre a relação entre redes sociais e SEO. Neste artigo, você entenderá como se estabelece esse vínculo.

Redes sociais e SEO: o que diz o Google?

O engenheiro de software do Google Matt Cutts explicou, alguns anos atrás, que as redes sociais não são um fator de ranqueamento confiável para o buscador. Segundo ele, a enorme quantidade de conteúdo social é impossível de ser indexada. Além disso, esses conteúdos podem ser excluídos ou editados a qualquer momento, modificações que os algoritmos não acompanhariam. Por fim, muitas publicações são restritas, o que, mais uma vez, impede a indexação. Sendo assim, a quantidade de curtidas ou seguidores nas redes sociais não determina o posicionamento do seu site no Google.

Ainda assim, marcas com maior quantidade de seguidores e interações nas redes sociais tendem a ter um melhor posicionamento dos seus sites no buscador. Mas como isso é possível mesmo depois que a relação entre eles já foi desmistificada?

Essa ligação se deve às estratégias de marketing bem definidas e combinadas nos dois meios. Apesar de não interferir diretamente, as redes sociais são uma enorme ajuda para o seu projeto de SEO. Redes sociais e SEO exercem influência indireta um sobre o outro.

Entenda porquê e como usá-la.

Como relacionar redes sociais e SEO?

Um dos princípios mais importantes para o SEO é a autoridade do site. Este conceito é referente, basicamente, ao grau de credibilidade da sua página e do seu conteúdo em relação a determinado assunto. As redes sociais são aliadas do SEO neste caso porque ajudam a construir a confiança do usuário na sua  marca. A formação da autoridade do seu site pelas redes sociais pode se dar de duas formas: link building e fortalecimento do branding.

O link building se trata de conseguir links de outros sites que direcionem para o seu. Isso ajuda a aumentar a autoridade do seu blog porque mostra para o Google que você foi referência de outras páginas. Seu site se torna mais relevante. Ao postar esses links nas redes sociais, ele pode ser compartilhado, aumentando ainda mais a quantidade de menções ao seu conteúdo.

Em relação ao branding, um bom trabalho nas redes sociais gera interesse do usuário. Ele provavelmente vai querer saber mais sobre a sua marca. E o que é que fazemos quando temos curiosidade sobre algo? Pesquisamos no Google. Dessa forma, as pesquisas específicas pela sua marca vão aumentar. Nessa hora, é importante ter um site bem estruturado com informações úteis para o seu possível cliente.

Além disso, as próprias redes sociais são uma fonte de tráfego para o seu site. Por isso, vale ficar de olho em algumas métricas. O número de compartilhamentos do link, a quantidade de cliques e o volume de tráfego que chega das redes sociais, são medidas importantes.

Por fim, as redes sociais são o lugar perfeito para gerar insights para o seu blog. Lá, o relacionamento com o público é direto. Com um bom trabalho de análise, é possível identificar quais são os assuntos de maior interesse das suas personas e quais são as suas dúvidas. O feedback é necessário para melhorar ainda mais o conteúdo do seu site, afinal, este continua sendo o fator mais importante para melhorar o SEO e obter um bom ranqueamento nas buscas do Google!

 

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