Um overview sobre o Share Talks, evento de Social que aconteceu em Vitória

No dia 16 de setembro aconteceu no auditório da Rede Gazeta a primeira edição do ShareTalks em Vitória. O evento, criado pela Share foi voltado para a produção de conteúdo digital, contou com grandes nomes do mercado nacional que dividiram cases de sucesso. E, claro que parte da nossa equipe digital estava lá para acompanhar cada detalhe. Segura que lá vem textão!

SHARE TALKS – CHAMA OS MENINOS DO SOCIAL

A primeira palestra (“Chama os meninos do social”) foi apresentada por Pedro Baptista, coordenador de conteúdo na DM9BBD, que compartilhou um pouco do dia a dia de uma equipe de social em uma grande agência e dicas para conteúdos cada vez mais inovadores. Pedro listou também seis pilares da sua equipe de digital que foram os responsáveis por algumas campanhas de sucesso da agência. Entre os principais estão as equipes de Business Intelligence, Conteúdo, Interação e Estratégia.

Pedro compartilhou ainda algumas dicas para profissionais que pretendem entrar ou crescer na área digital e entre elas ser organizado e comprometido, saber trabalhar em conjunto e falar em público, além de ter bom senso e olhar estratégico.

SHARE TALKS – A CONVERSA COMO BASE SOCIAL

Na sequência, a palestra sobre “A conversa como base social” contou com a participação de Carlos Alberto Ferreira, jornalista e supervisor executivo de mídias sociais na Rede Globo. Carlos elencou alguns exemplos que foram destaque na comunicação da Globo. O primeiro deles é o uso das redes sociais (entre os principais canais estão o Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Spotify e Medium) que através de postagens criativas colaboram para uma interação positiva e relacionamento mais próximo com o público.

A campanha #SomosTodosOlímpicos foi outro destaque que contou com a participação ativa dos torcedores que tinham seus tweets mostradas em um telão interativo durante as transmissões das competições. Para finalizar, o supervisor  contou um pouco sobre a sala de conversa, que consiste em uma sala de interatividade que mostra em tempo real informações sobre tendências de conteúdos (Google Trends) e as métricas e indicadores de relevância das redes sociais. Ele afirmou que dessa maneira é possível avaliar quase simultaneamente os resultados dos conteúdos e adequar estratégia, se for preciso.

SHARE TALKS – A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA PUBLICIDADE

O evento também contou com a participação da palestrante Ana Paula Passarelli, abordando o tema “A violência de gênero na publicidade e o que a minha marca pode fazer para não cometer os mesmos erros”, assunto muito discutido na comunicação contemporânea.

Passarelli levantou questões como o feminismo, racismo e o papel da publicidade na representação dos estereótipos, principalmente nos estereótipos de gênero. Mostrando exemplos de campanhas de diversas épocas, demonstrou como a mulher foi assumindo novos papéis culturais em frente a sociedade. Outro assunto abordado pela palestrante, foi a importância da empatia para a compreensão das diferenças em uma sociedade plural e igualitária.

SHARE TALKS – CINCO PASSOS PARA CRIAR BONS CONTEÚDOS NO DIA A DIA

Após um espaço destinado ao almoço, o palestrante Ian Black assumiu a frente do Share Talks. CEO da agência New Vegas, de São Paulo, voltada para a área digital, tendo como alguns clientes o Bradesco, John Deere, General Electric, L’Occitane Au Brésil, L’Occitane En Provence.

Apresentando “Cinco passos para criar bons conteúdos no dia a dia”, Ian pautou o caminho que o profissional dessa área deve seguir. O 1° é a inspiração, mantendo as referências sempre atualizadas, observar seus concorrentes e o que as pessoas então retratando como tendências. O 2° passo é a operação, mantendo editorias específicas para cada cliente, brand persona atualizado e um território sempre definido para a inserção dos conteúdos. Em 3°, a criação, fazendo aquecimentos no modelo de brainstorm, sempre compartilhando ideias para assim chegar um montante final. Em 4° a cooperação, mantendo um grupo de criadores e influenciadores alinhados com a comunicação. Por fim, o 5° passo abordou a importância da conversação, principalmente com clientes engajados com a marca, seja na forma de comentários positivos ou negativos ou até mesmo com o SAC.

Share Talks Vix - Equipe Danza

Equipe Danza no ShareTalks Vix 2017

SHARE TALKS – THE SOCIAL CHECKLIST

Em seguida, a palestra “The Social Checklist: criando para um mundo social” proposta pela Ana Laura, Co-Fundadora e Diretora de Criação na Remix Social Ideas, trouxe alguns questionamentos de como tornar uma ideia social e como criar relevância cultural para uma marca.

A apresentação abordou conceitos importantes para a criação de campanhas que tragam resultados efetivos para suas marcas. O primeiro conceito foi o de propósito e como é possível criar sentido para campanhas e marcas através dessa estratégia. A emoção também ganha força como uma maneira de fazer com que o consumidor saia do estado de indiferença e sinta as marcas com uma verdade humana. Por último, a cultura sustenta um contexto que apresenta tendências e manifestações culturais, ou seja, transmite uma sensação que a marca “fala a mesma língua” de quem pretende consumir.

SHARE TALKS – CONTEÚDO OU FORMATO: QUEM FAZ A HISTÓRIA?

Após perguntas levantadas pela plateia, foi a vez de Anna Martha apresentar “Conteúdo ou formato: quem faz história?”. Anna é Editora-Chefe da C&A na CuboCC e levantou considerações sobre assuntos recorrentes em agências como saber conciliar a inovação com histórias que envolva as pessoas. Esse é um grande desafio para criar conteúdos que tocam e que gera conexões com público.

Anna destacou que se a marca for a primeira a usar o mais novo aplicativo das redes sociais ou ter a melhor tecnologia não é suficiente. Se não tiver uma boa história para contar, ninguém vai lembrar. Precisamos pensar além dos formatos e tecnologias na hora de gerenciar o conteúdo da sua marca.

SHARE TALKS – BE WHAT’S HAPPENING ON TWITTER

Para finalizar o dia de conteúdos para as redes sociais, Bruno Brandão – Content Manager Twitter Brasil – apresentou a palestra “Be What’s Happening oN Twitter”. Ele pode compartilhar diversas notícias e informações que foram divulgadas primeiro na plataforma. Contou também como o Twitter é uma rede social totalmente personalizada, em que cada um pode adicionar perfis que compartilhem de seus interesses, como notícias, esportes, entretenimento e outros.

Bruno lançou também um desafio para quem soubesse qual o tweet mais retuitado da história da rede social e qual a quantidade de retweets. E não é que o nosso diretor de Business Intelligence, Marcos Rezende acertou em cheio? Ele arrematou o livro do ano do Twitter. Além disso, nossa equipe ganhou ao final do evento uma camiseta exclusiva pelo engajamento com o conteúdo do ShareTalks no microlog.

Este foi o Share Talks Vix. Não colocamos nosso vídeo cantando “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó porque isso é pauta para um outro artigo… rs

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