Tendências do marketing digital para 2020

As melhores tendências do marketing digital para 2020: como aproveitá-las?

Para se destacar no mercado e construir uma marca forte é preciso estar sempre atento às novidades.

O ano novo chegou prometendo muitas coisas boas e, para a sua marca começar com o pé direito, veja quais são as principais tendências do marketing digital para 2020:

 

Crescimento da busca visual

 

Cerca de 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em forma de imagem. Além disso, imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido do que outros tipos de conteúdo. Portanto, não sobra dúvidas de que a comunicação visual é de extrema importância e, por isso, umas das maiores tendências do marketing digital para 2020.

Explorando esse canal comunicativo, a busca visual é um dos recursos que procura melhorar a experiência do usuário. Ela permite que o internauta inicie uma pesquisa a partir de qualquer imagem.

Uma boa forma de aproveitar esse recurso é integrá-lo ao e-commerce.

O Pinterest Lens, por exemplo, permite que o usuário busque artigos semelhantes ao item do seu interesse em catálogos de lojas digitais.

Para isso, porém, é fundamental atualizar e otimizar o SEO dos catálogos constantemente.

 

Expansão dos conteúdos em áudio

 

Não é novidade que as buscas por voz têm crescido exponencialmente nos últimos anos. Nessa mesma velocidade, tem aumentado também o consumo de conteúdos sonoros, tornando-o uma das tendências do marketing digital para 2020.

Isso também se deve ao desenvolvimento da experiência do usuário, uma vez que esse tipo de conteúdo é mais eficiente e prático para consumir.

Nessa onda, os podcasts têm ganhado cada vez mais fãs e adeptos.

Eles são uma ótima forma de se comunicar com o seu público, oferecendo conteúdo relevante sobre seu segmento. Isso ajuda a construir a autoridade da marca e criar uma relação mais sólida como cliente.

 

Experiência cada vez personalizada

 

Personalizar a experiência do usuário é uma maneira de chegar mais perto dele, falar a mesma língua.

Esse processo agrada porque economiza o tempo do usuário, uma vez que foca naquilo que, de fato, ele busca. Nessa lógica, a preocupação central, a parte que mais importa, é o cliente.

Portanto, neste novo ano, vale investir em conteúdo personalizado baseado na experiência individual de cada consumidor. Desse modo, a marca conquista o cliente pela conveniência e utilidade.

 

Marcas precisam ser transparentes

 

Se por um lado, a utilização de dados é fundamental para personalizar a experiência do usuário, por outro, ela traz muito desconfiança.

Por esse motivo, mais do que se aproximar do cliente pelo gosto pessoal dele, umas das tendências do marketing digital para 2020 é a honestidade sobre os processos que envolvem essa proximidade.

Além disso, a partir deste ano entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados. Ela trata da adoção de princípios transparentes a fim de evitar punições legais.

Sendo assim, estabeleça seus valores, utilize dados somente sob permissão do consumidor e dê espaço para feedbacks.

 

Consolidação do social commerce 

 

Nos últimos anos, houve uma grande expansão no uso do mobile. E a expectativa é que esse número ainda cresça mais!

Em consequência dessa nova forma de estar conectado em dispositivos móveis, surgiram, também, novos hábitos do usuário.

A fim de se adaptar a essas práticas do novo consumidor, que busca por rapidez e facilidade, o social commerce permite a compra dentro das redes sociais por meio de cliques rápidos. Essa prática exclui a necessidade de redirecionamento para um outro site, o que otimiza todo o processo.

Para aproveitar essa ferramenta, é preciso estar atento ao comportamento do seu público mobile dentro das redes sociais. Assim, vai ser fácil identificar o que mais interessa seu cliente e fazer investimentos em um conteúdo certeiro.

 

Mais relevância dos conteúdos temporários 

 

Os conteúdos temporários ganharam destaque, pela primeira vez, com o Snapchat, quando o aplicativo teve seu boom em meados de 2016.

De lá pra cá, tamanho o sucesso dos conteúdos temporários, outras redes sociais também adotaram a prática. Hoje, o Instagram, o Facebook, e até o WhatsApp apresentam a função Stories.

Inicialmente proposta como uma função a parte, atualmente, ela já é responsável por gerar grande parte do engajamento nessas redes.

A expectativa é que, nos próximos anos, os stories cheguem a superar os feeds das redes sociais como a principal maneira de compartilhar conteúdo. Por isso, vale começar a investir nos conteúdos temporários em 2020.

Traçar estratégias de marketing bem sucedidas requer estar em constante atualização e inovação.

Para se destacar entre diversas marcas e prender a atenção do usuário, esteja sempre atento nessas tendências do marketing digital para 2020 e outras que podem surgir ao longo do ano. .

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