6 tendências do marketing digital para 2019

A chegada do novo ano traz não só esperança e renovação de expectativas, mas também inúmeras oportunidades de torná-las reais. As novidades tecnológicas recém surgidas prometem grandes possibilidades para o desenvolvimento de estratégias inovadoras em segmentos como o educacional, de saúde e de moda, entre outros. Sendo assim, a publicidade e o marketing digital, áreas que se comprometem em chamar a atenção e atrair os clientes, não podem deixar de aproveitar essas novidades. Por isso, é importante aproveitar as mudanças e tendências do marketing digital para 2019. Conheça algumas que já estando sendo utilizadas por muitas empresas e quem sabe não seja a vez da sua:

Pesquisa por voz

O volume de buscas por voz no Google têm crescido vertiginosamente nos últimos anos. De acordo com o site Thee Design, esse novo formato de pesquisas já é responsável por um terço das 3,5 bilhões de consultas  feitas à rede diariamente.

Essa ferramenta faz parte do movimento mobile first, que prioriza a mobilidade do indivíduo durante a utilização dos dispositivos eletrônicos. Sendo assim, os aparelhos estão cada vez mais adaptáveis à rotina do usuário, procurando não interrompê-la. Além disso, as pesquisas por voz são vantajosas por serem melhores compreendidas pelos buscadores do Google. Por meio da fala, ele consegue interpretar não somente as palavras literais, mas também o contexto da procura.

Desse modo, o profissional de marketing deve sempre levar em consideração às particularidades da oralidade. As expressões que tendem a surgir durante a fala podem se tornar as palavras-chaves do seu conteúdo. Uma das tendências surgidas do novo dispositivo é que os usuários façam mais perguntas. Por isso, o seu conteúdo ficará melhor rankeado no Google se conter uma pergunta no título, por exemplo.

Chatbots

Tecnologia baseada em Inteligência Artificial, os chatbots são robôs com capacidade de conversar em tempo real por meio de mensagens instantâneas. Desse modo, eles são extremamente eficientes para manter um contato bem próximo com o cliente. Além disso, eles ainda podem fazer orçamentos sozinhos e lembrar precisamente do histórico do consumidor.

Segundo relatório do Grand View Research, essa é uma das tendências do marketing digital para 2019 com grande taxa de crescimento global, apontando 24% ao ano até 2025. Adotando essa ferramenta, além de otimizarem o processo de vendas, as empresas economizam dinheiro e tempo. Com o chatbots cuidando do contato inicial com o cliente, as energias da equipe poderão ser focadas em outras etapas do percurso.

SEO ganha mais força

A existência real de um negócio é, aos poucos, cada vez mais indissociável da sua presença em rede. Não tem jeito: se está no Google é verdade (e só é verdade se está no Google). Por esse motivo, às técnicas de SEO não devem ficar restritas às grandes empresas, sejam elas globais ou nacionais. Elas precisam ser exploradas por pequenos e micronegócios.

Entre as tendências do marketing digital para 2019, o SEO é, provavelmente, a mais conhecida. A grande novidade, contudo, é o SEO Local. Este termo é usado para descrever os novos dispositivos de otimização do Google referentes às buscas regionalizadas. Sendo assim, os buscadores são guiados pelo Google Maps e procuram soluções que estejam geograficamente perto do usuário. Desse modo, é importante que os negócios locais estejam presentes na internet. Estar cadastrado no Google Negócios, obter avaliações no TripAdvisor e produzir conteúdo de relevância para a população local são boas soluções.

Auxílio do Big Data na tomada de decisões

Tomar decisões a frente de um negócio nunca é tarefa simples e exige muita responsabilidade. Este complexo processo, entretanto, pode ser facilitado por meio de valiosas informações que clareiam os julgamentos. O primeiro contato com um cliente, por exemplo, fica menos complicado se você conhece o seu público e entende as suas necessidades. A fim de obter esses conhecimentos, o Big Data é a possibilidade de consultar e mapear os dados presentes em rede.

As noções extraídas do Big Data oferecem insights que são verdadeiros guias ao executivos. Esses dados ajudam a enxergar oportunidades que surgem e auxiliam na organização de estratégias de marketing. A tendência para os próximos anos é que esse recurso passe a ser ainda mais utilizado. A empresa de consultoria Gartner prevê que, até o ano 2020, 95% dos produtos eletrônicos sejam capazes de coletar e transmitir dados. Sendo assim, mais informações estarão disponíveis como recurso na hora da tomada de decisões. O Big Data auxilia, inclusive, as outras tendências do marketing digital para 2019 e ainda colabora para evitar erros comuns na área.

Expansão do Marketing de Influência

O público está cada vez mais consciente das técnicas publicitárias. Os indivíduos já não aceitam mais ter suas rotinas interrompidas por propagandas, nem acreditam tão facilmente no que ali é exposto. Há uma busca cada vez maior por honestidade e autenticidade por parte dos anunciadores. Hoje, por exemplo, antes de realizar uma compra, o consumidor procura opiniões em rede. Ele não mais se sujeita simplesmente ao que dizem os anúncios dos produtos.

Nesse cenário, ganha força o marketing de influência. Essa estratégia consiste em parcerias com influenciadores digitais, para que eles divulguem, por meio de seus perfis, produtos e serviços. É como se o influenciador emprestasse sua credibilidade à marca. Contudo, para preservar a espontaneidade do influenciador e garantir a confiança do consumidor, é necessário tomar alguns cuidados. É fundamental que a celebridade ou micro-celebridade tenha afinidade com a proposta ou lifestyle promovido pela marca.

Em evento que a Danza esteve presente ano passado, o Share Talks Vix 2018 – com palestras sobre as últimas tendências do marketing digital para 2019 -, o marketing de influência foi destaque. Confira algumas das novidades para este segmento no nosso artigo.

O marketing e a publicidade são muito dinâmicas, portanto estão em constante processo de renovação. Por isso, fique atento a essas e outras tendências do marketing digital para 2019. A grande sacada, a ideia mais brilhante, é aproveitar os momentos específicos e as novidades surgidas para solucionar problemas de maneira criativa e original.

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