TikTok for Business

Tiktok for Business: saiba como e por que fazer estratégias de marketing com o TikTok

Já há alguns anos, os vídeos têm se apresentado como um dos conteúdos que mais engajam no meio digital. Ao mesmo tempo, porém, ano após ano, a capacidade de atenção dos usuários vai diminuindo. Com tantas informações na rede, ninguém quer perder tempo demais em uma fonte só. Logo, vídeos rápidos são a verdadeira fórmula do sucesso, o que já explicaria a enorme fama do TikTok.

A rede social une o formato de vídeo com a rapidez que o usuário espera e, ainda, muito humor. A plataforma rapidamente conquistou o coração dos usuários. Agora, investe em cair nas graças de marcas e empresas também. Este ano, a rede lançou o TikTok for Business ou TikTok Ads, que permite fazer anúncios no aplicativo.

Neste artigo, vamos explicar porque e como usar TikTok para empresas e as principais tendências da rede.

Como funciona o TikTok Ads?

Para fazer anúncios na rede social é preciso criar uma conta de TikTok for Business. Para isso, a plataforma pede uma série de informações. O cadastro é completamente gratuito e, por enquanto, é possível anunciar nos formatos de vídeo ou banner.

Primeiramente, deve-se escolher o país em que rodará a campanha. Depois, é necessário informar o objetivo da conta – se é comercial ou pessoal, no casos dos influencers. Por fim, o aplicativo pede alguns dados pessoais e faz perguntas sobre o negócio, como a área de atuação, por exemplo. A conta não é aprovada imediatamente. Ela passa por uma avaliação e, então, a equipe entra em contato.

Depois de aprovada, a conta no TikTok Ads funciona essencialmente como as plataformas de anúncio de outras redes. O TikTok for Business permite configurar o público pelos dados demográficos e comportamento, bem como definir metas e orçamento. Mas existem algumas diferenças que são muito interessantes no TikTok.

Primeiramente, os vídeos patrocinados no TikTok Ads não podem ser pulados. Portanto, obrigatoriamente o usuário vai ver seu anúncio. Em segundo lugar, diferente de outras redes sociais, o TikTok não se baseia somente na relação entre usuários para fazer a entrega dos anúncios. A plataforma utiliza Inteligência Artificial (AI).

O sistema AI do TikTok Ads garante maiores chances de interação e conversão. Isso porque, em vez de considerar só os interesses dos amigos e do público semelhante ao usuário como critério, ele avalia a relevância do anúncio para aquela pessoa especificamente

Por que investir em estratégias de marketing com o TikTok?

No final do ano passado, fizemos um artigo falando sobre o potencial pouco explorado do TikTok. Naquela época, as expectativas de crescimento do aplicativo já eram altas. Isso porque um ano antes, em 2018, o Tik Tok foi o app mais baixado no mundo para IoS, segundo pesquisa da Iinterativa. Além disso, neste mesmo ano, a empresa dona do TikTok levou o título de “startup mais valiosa do mundo”.

Apesar de tudo, ninguém sabia ao certo o futuro da rede social. Especialmente no Brasil, onde o TikTok estava apenas começando a se popularizar. Ainda assim, as previsões baseadas no histórico de outras redes, e na trajetória do próprio app em outros países, continuavam promissoras. O que ninguém esperava, contudo, era um período de isolamento social que alavancasse tanto este crescimento em tão pouco tempo.

Apenas no começo de 2020, início da pandemia de coronavírus no mundo, de acordo com a análise da empresa Senso Tower, o TikTok se tornou o aplicativo com mais downloads do que qualquer outro no período de um trimestre. Além disso, o app bateu mais de dois bilhões de usuários neste mesmo tempo.

Imagina quantas pessoas podem conhecer o seu negócio se você souber como usar TikTok para empresas? 

Mas os benefícios de utilizar TikTok para marcas não param só por aí. A rede social tem um público bem definido. Ainda de acordo com a pesquisa da Iinterativa:

  • cerca de 41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos,
  • adolescentes entre 13 e 16 anos usam o TikTok tanto quanto o Twitter ou o Facebook.

Se esse é o perfil dos seus clientes, você já tem mais um forte motivo para investir no TikTok for Business.

Além disso, os vídeos do TikTok têm alto poder de viralização. É muito comum ver o conteúdo original do aplicativo rondando outras redes sociais. 

Como usar o TikTok para empresas?

Como você já viu no início deste artigo, desde o mês passado é possível patrocinar conteúdos no TikTok. Essa é uma excelente notícia para as marcas que, agora, podem investir nessa plataforma tão vantajosa. 

Contudo, o app tem algumas particularidades que facilitam o tráfego orgânico, e sem dúvidas, melhoram a entrega do seu anúncio, no caso da mídia paga. Afinal, não adianta investir dinheiro em um conteúdo que não é atrativo. 

Por isso, na hora de pensar estratégias de marketing com o Tik Tok, é necessário levar em consideração as tendências da rede. A seguir vamos te apresentar 3 delas e alguns exemplos de marcas que usaram o Tik Tok:

Espontaneidade

O TikTok dispensa superproduções. Pelo contrário, quanto mais espontâneo parece o conteúdo, mais chances de fazer sucesso na rede. Além disso, a plataforma é essencialmente divertida. Isso explica o boom de downloads no momento em que foi necessário achar meios de se entreter sem sair de casa. 

Por isso, suas estratégias de marketing com o TikTok devem envolver vídeos leves e, preferencialmente, engraçados. Sua marca deve adotar uma postura um pouco mais descontraída nessa rede, ainda que fora dali seja diferente. Pense na sua empresa como uma pessoa normal que se comporta de maneiras diferentes em ambientes diversos, como em casa, no trabalho e no barzinho. 

Esse foi o caso do The Washington Post, tradicional jornal americano que, necessariamente, precisa passar credibilidade. Enquanto se mantém sério e formal fora do TikTok, na rede, a empresa surpreendeu com vídeos descontraídos do dia a dia na redação e sobre atualidades. É uma ótima forma de alcançar novos públicos.

@washingtonpostCongrats 🥂♬ original sound – washingtonpost

Ação com influencers

Ação com influenciadores é uma das formas mais vantajosas de usar o Tik Tok para marcas. Ainda de acordo com a pesquisa da Iinterativa (citada ali em cima), 72% dos usuários do app seguem algum influencer. Desses, 50% confiam na recomendação dessas personalidades.

Boa parte dos influencers do TikTok são derivados de outras redes sociais. São personalidades já famosas no Instagram, no Twitter, e até na TV, que levaram seguidores para a rede. Contudo, devido ao alto poder de viralização dos vídeos, existem alguns influencers que nasceram na plataforma. Escolher entre estas personalidades vai depender do objetivo da sua campanha e do público que deseja alcançar.

Um dos influencers que nasceu na rede é o Mário Jr, conhecido também como o “Galã do TikTok”. O menino ficou famoso com vídeos de declarações de amor. A repercussão foi tão grande que ele viralizou, virou meme e fez tanto sucesso quanto em outras redes sociais. Algumas marcas viram potencial e fecharam parceria com o rapaz. 

Leite Moça


Cursinho Descomplica 

Hashtag challenges

A maior moda do TikTok é, sem dúvidas, os hashtag challenges. Nestes vídeos, os usuários tentam reproduzir o desafio lançado pela hashtag. Os mais famosos são os de dança, em que os seguidores aprendem e imitam a coreografia de determinada música. 

Inclusive, nos últimos meses, a indústria musical tem se aproveitado bastante disso. Estratégias de marketing com o TikTok já viraram padrão no lançamento de singles. A rapper Doja Cat foi uma das que mais viralizou no app com a coreografia da sua música Say So. 

 

@charlidamelio@lilhuddy @yodelinghaley♬ Say So – Doja Cat

@abramengFollow the IG.. Kurt is making his debut on there soon 🤥 ##foryou ##fyp ##foryoupage ##viral ##MusicalMindReader ##selflove♬ Say So – Doja Cat

@jamescharlesday 2 of learning tik tok dances and failing miserably ##fyp ##foryou♬ Say So – Doja Cat


No Brasil, a Anitta também adotou essa estratégia. A cantora lançou um challenge no TikTok para promover a sua nova música, que saiu no mês passado.

@anittaNão aprende… senhor♬ Desce Pro Play (PA PA PA) – MC Zaac & Anitta & Tyga


Além dos desafios de dança, também fazem sucesso os challenges de dueto e com filtros. Esses são bons exemplos de challenges, mas ainda existem muitos outros bem famosos. Por isso, na hora de pensar em estratégias de marketing com o TikTok para a sua marca você pode liberar a criatividade. Por que não desafiar os usuários em um challenge utilizando seus produtos?

Mesmo com todo esse boom no número de usuários e estratégias de marketing que tem funcionado bem, o interesse em investir no TikTok for Business ainda é muito pequeno

Uma pesquisa sobre as perspectivas para o mercado digital em 2020, da mLabs com a Social Media Week SP, apresentou dados sobre quais canais empresas brasileiras pretendiam investir este ano. Apenas 26% das entrevistadas demonstraram interesse em começar a usar o TikTok Ads.

Por isso, usar TikTok para marcas agora pode ser ainda mais interessante. Afinal, a concorrência ainda é baixa e o pioneirismo pode te fazer conquistar o espaço. Aceita esse #challenge?

 

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