Transmissões ao vivo: saiba porque fazer lives e como fazer uma live de sucesso

Durante a primeira metade de 2020, no início da pandemia de coronavírus, as lives tomaram conta das redes sociais. Várias marcas, artistas, influenciadores e usuários comuns intensificaram o uso do recurso durante o período de isolamento social. A adesão foi tão grande que até gerou brincadeira entre os usuários.

As piadas não foram para menos. Realmente muita gente começou a fazer transmissões ao vivo neste período. Para se organizar entre tantas lives, os usuários começaram a fazer calendários semanais a fim de  não perder as que mais lhe interessavam. 

Mas porque todo esse sucesso agora?

Neste momento de distanciamento social, o ao vivo diminui a sensação de afastamento. Afinal, há tantas outras pessoas naquele momento fazendo o mesmo que você. Portanto, não há dúvidas de que ele é uma excelente ferramenta. 

Além disso, uma pesquisa feita pela New York Magazine evidenciou a preferência dos usuários pelas lives em comparação a outros formatos.

  • 80% das pessoas preferem assistir uma live do que ler o blog de uma marca
  • 67% das pessoas que assistem uma live compram ingresso para um evento similar da próxima vez que ocorrer
  • 87% dos espectadores preferem assistir lives se elas tiverem mais conteúdo dos bastidores do que um programa de TV

Veja mais vantagens das lives para a relação entre a sua marca e o seu público-alvo:

Porque fazer lives e como elas ajudam sua marca?

1 – Aumentar a visibilidade e o engajamento da sua marca

As lives são uma forma de manter um contato direto, mais transparente e pessoal com o seu público. Elas permitem a interação instantânea entre os espectadores e a sua marca. Isso é muito poderoso, porque o seu público se sente mais próximo de você e, por isso, mais a vontade para dialogar

Essa é uma boa oportunidade para cativar essas pessoas, atendendo as suas sugestões, tirando dúvidas e se mostrando útil.

2 – Gerar leads mais rapidamente

A urgência e a exclusividade são duas particularidades dos conteúdos ao vivo. Não é possível simplesmente deixar para depois. E, mesmo que seja, a sensação já não é a mesma de ver algo acontecendo pela primeira vez. Por isso, as lives geram muita curiosidade. 

Esse sentimento gerado no público é uma ótima oportunidade para continuar oferecendo material de qualidade depois que a live acabar. Sendo assim, esse pode ser o momento perfeito para as CTAs (call to action ou chamadas para ação): disponibilize links, ofereça newsletter ou direcione para o seu blog. Dessa forma, o público se mantém engajado com a sua marca.

3 – Expandir o tráfego orgânico

Os algoritmos na redes sociais buscam sempre levar ao público o que é mais relevante pra eles, como já sabemos bem. Por isso, se o seu conteúdo for de qualidade e o tema, importante, o compartilhamento será uma consequência natural. 

Assim, sem necessidade de investimento, você ganha tráfego orgânico (que tem muitas vantagens para a sua marca além de não gastar dinheiro). O aumento no engajamento orgânico é uma consequência de uma boa live

Contudo, para as transmissões ao vivo gerarem todos esses benefícios para a sua marca, é importante que a sua live seja de qualidade. Para fazer uma boa live, fique atento às seguintes dicas:

07 dicas para fazer uma live de sucesso

Divulgue suas lives

O principal medidor de sucesso da sua live é a audiência. A quantidade de pessoas assistindo suas transmissões ao vivo é o primeiro indicador de que o conteúdo está interessante para o público. Por isso, as lives já são idealizadas para alcançar bastante gente.

Para cumprir as expectativas de acessos, divulgar suas lives é fundamental. Seus seguidores precisam se preparar para estarem disponíveis nos dias e horários das suas transmissões ao vivo. Portanto, faça postagens periódicas avisando sobre quando e em que plataforma será a live

Escolha o melhor horário para o seu público

A participação do seu público será facilitada se eles já estiveram online no momento da sua live. Logo, identifique em quais horários o seu público está mais ativo nas redes. A fim de identificar qual é esse horário, você pode fazer enquetes, por exemplo. 

Coloque um limite de horário

Por mais interessante que esteja o assunto, é muito difícil manter a atenção do espectador por tanto tempo. Além disso, as próprias plataformas delimitam o tempo de duração das lives. Sendo assim, é importante que, no planejamento de transmissões ao vivo, você já saiba quantas horas vai precisar

Ter um limite de duração para a sua live também é importante para o público se organizar. Dessa forma, ele saberá previamente quanto tempo precisará ficar online. 

Faça um roteiro para a sua live

Com a duração da sua live determinada previamente, você não pode deixar de planejar bem como utilizar esse tempo. Elaborar um roteiro é muito importante para não esquecer de abordar as principais questões, responder dúvidas ou cantar as músicas mais pedidas, por exemplo.

Mas atenção: mesmo tendo sua live estruturada, a espontaneidade não pode ser deixada de lado. O roteiro deve te guiar, mas não te engessar.

Ative os comentários

Já dissemos ali em cima que a grande “mágica” das lives é o sentimento de aproximação com o público. Para não estragar o encanto das transmissões ao vivo, sempre deixe os comentários ativos. Eles aumentam ainda mais essa sensação de proximidade. 

Aproveite suas lives para conversar melhor o seu público. Além disso ser bom para o seu conhecimento do público, essas interações também aumentam o engajamento orgânico.

Arrume o cenário 

O espaço das suas transmissões ao vivo precisa ser bem organizado, iluminado e sem ruídos sonoros que possam atrapalhar. O público precisa entender o que está sendo falado e mostrado. Se a qualidade for ruim, as chances dele abandonar sua live são bem grandes.

Verifique a conexão de Internet

Por fim – e ainda mais importante, para fazer lives é necessário ter uma conexão estável de Internet. De nada adianta fazer todo o planejamento se você não consegue transmitir ao vivo. Sendo assim, antes de começar a live, certifique-se de que a sua Internet vai dar conta do serviço. 

Com o planejamento da sua transmissão ao vivo em mãos, é hora de escolher a melhor plataforma para a live. A plataforma certa também é essencial para fazer uma live de sucesso

Para decidir qual plataforma utilizar, leve em consideração onde o seu público está e também as particularidades de cada uma delas:

Escolhendo a plataforma ideal para fazer uma boa live

Cada plataforma de lives tem suas próprias características. Dependendo dos seus objetivos e do público alvo da sua marca, elas podem ser mais ou menos vantajosas para você

As três plataformas mais utilizadas hoje são o Facebook, o Instagram e o Youtube. Mas as transmissões ao vivo não são novidade recente. Elas começaram a ganhar destaque com o Periscope do Twitter. Dado o sucesso, depois dele, esses aplicativos também adotaram a função.

Facebook

No Facebook, as lives podem durar até quatro horas e ficam na sua página posteriormente, como qualquer outro vídeo. Por esses motivos, ele é uma boa ferramenta para cobrir eventos. Além disso, existe a possibilidade de selecionar uma audiência a partir da sua lista de públicos.

Por fim, uma enorme vantagem dessa plataforma são as métricas salvas ao fim da live. Elas permitem ver o pico de espectadores durante a exibição, além das reações e comentários.

Instagram

O Instagram – muito utilizado para a transmissão de lives durante o surto de coronavírus -, por sua vez, não tem uma ferramenta específica para análise de métricas. Entretanto, durante o ano de 2020, diante do aumento do uso da função ao vivo, a plataforma já fez diversas melhorias. 

Até outubro de 2020, as lives no Instagram deveriam durar até uma hora e não ficavam salvas no perfil. Uma atualização recente, contudo, aumentou o tempo de duração das transmissões ao vivo para até 4 horas.

Além disso, agora a live também fica salva no perfil por 30 dias.  Nesse tempo, o usuário pode baixar o vídeo ao fim da transmissão. Desse modo, ele consegue postar a live como um vídeo normal no IGTV posteriormente. Comentários e interações, entretanto, ainda não ficam gravadas. 

Essa plataforma é ideal para uma interação mais descontraída e informal com o público. A grande vantagem do Instagram é que as lives têm muito destaque na plataforma. As transmissões ao vivo ficam no topo da página, à frente dos stories comuns. O app também envia notificações para os seus seguidores quando a transmissão está prestes a começar. O Instagram ainda vai começar a exibir sugestões de lives na aba Explorar. 

Youtube

Plataforma exclusiva de vídeos e rede social mais utilizada no Brasil, de acordo com o relatório Digital in 2019, da We Are Social com a Hootsuite, o Youtube é uma ótima opção para transmissões ao vivo. Ele é o aplicativo que mais oferece recursos para lives. Não é à toa que as lives de mais sucesso aconteceram no Youtube.

O tempo de transmissão ao vivo é ilimitado e ainda oferece mais informações métricas do que as outras plataformas. Ainda é possível agendar uma live, e os vídeos também ficam disponíveis posteriormente. A maior desvantagem é que essa rede não dá tanto destaque às lives. Portanto, é necessário bastante divulgação.

Agora que você já sabe como as lives podem ajudar sua marca, como planejar transmissões ao vivo e conhece as plataformas que oferecem esse recurso, é hora de colocar a mão na massa. Alinhe as estratégias com a sua equipe de marketing, descubra onde seu público está e ofereça o que tem de melhor!

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